Quem somos?

Por Tiago Andrade em

Em 13 de maio de 1906, no concelho de Matosinhos, nasceu o Grupo Dramático “Aurora da Liberdade”.

A exemplo de outras instituições similares espalhadas pelo país, a sua divisa assentava na trilogia Arte, Instrução e Caridade. A revolta do 28 de Maio de 1926 vinha longe, mas o Estado Novo estava atento e vigilante. A colectividade viu as suas instalações encerradas nos anos 50, por decisão da polícia política do Estado Novo, com o pretexto de que ali se poderia gerar agitação. Como não era verdade, três dias depois, o regime de Oliveira Salazar autorizou a reabertura da colectividade, mas impôs uma alteração ao seu nome, passando de Grupo Dramático Aurora da Liberdade para Associação Recreativa Aurora da Liberdade.

Ao longo do seu mais de 1 século de actividade, a “Aurora da Liberdade” firmou-se pela qualidade do seu trabalho em palco, que lhe valeu vários prémios, e como escola de actores.

José Silva, que chegou a actor profissional do Teatro Experimental do Porto, Regina Borges, muito ligada ao teatro radiofónico, e João Lourival, que interpretou o papel de vice-governador do Banco de Portugal na série televisiva “Alves dos Reis”, são alguns dos actores saídos do palco da “Aurora da Liberdade” para outros palcos nacionais e também para o pequeno ecrã.

As paredes forradas a cartazes, bandeiras e fotos são alguns dos símbolos da intensa actividade levada a efeito, ao longo de mais de um século, pela Associação Recreativa Aurora da Liberdade.

Desde a sua fundação, em 1906, a ARAL levou à cena mais de 180 peças de teatro.

Como Instituição de utilidade pública é agraciada, em 7 de Dezembro de 1987, com a “Comenda da Ordem de Benemerência”, pelo então Presidente da República, Dr. Mário Soares.

A “Aurora da Liberdade” sempre foi um farol da cultura popular. O Teatro foi e é a arte com mais pergaminhos, mas em tempos que já lá vão a numismática, filatelia e medalhística tiveram bastantes entusiastas.

Ao longo dos anos a Associação Recreativa Aurora da Liberdade vai encontrando a sua própria liberdade e desenvolvendo o seu trabalho, desde sempre ligado ao teatro, constituindo mesmo uma instituição modelo na zona norte do país nesta área. A Associação Recreativa Aurora da Liberdade, tem a sua sede na rua do Godinho, nº 445 da Cidade de Matosinhos.

Para ser sócio, por favor, preencha o formulário aqui.


5 comentários

Alcino Ferreira · Abril 27, 2022 às 21:10

Á Presidência da ARAL. Como neto de um dos Fundadores dessa Associação de nome Alcino Martins Glória e filho de um dos grandes colaboradores da mesma de nome Emídio Augusto Gomes Ferreira, gostava imenso de visitar as vossas instalações, que eu conheci há muitos anos. As saudades são imensas. Fico a aguardar a vossa resposta.

    César Gavina · Abril 27, 2022 às 23:07

    Estimado Alcino Ferreira,
    Será bem vindo à sua e nossa ARAL. Na qualidade de Aurorista e Presidente da Direcção, formulo convite para que nos visite em dia oportuno. Terei muito gosto em o acompanhar numa visita onde naturalmente lhe poderei mostrar a sala dos fundadores, e onde poderá recordar o seu estimado avô e fundador da nossa querida ARAL. Este fim de semana, sábado dia 30, teremos Teatro comédia. Somos a principal casa da cultura de Matosinhos e o Teatro é o nosso sentido. No dia 13 de Maio celebraremos o 116º aniversário da ARAL. Aguardamos por si.

Alcino Ferreira · Maio 15, 2022 às 21:23

Obrigado pela resposta Logo que me seja possível entrarei em contacto.

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

CAMPANHA DE NOVOS SÓCIOS

QUOTA ANUAL