Conquista 1º Prémio Orçamento Participativo
MEIO SÉCULO DEPOIS…
A figura do ORÇAMENTO PARTICIPATIVO, criado por Luísa Salgueiro, Presidente da Camara Municipal de Matosinhos (CMM), foi um fio de água cristalina num deserto de desejos e ambições sociais, das gentes do Concelho.
Um “fio” que, no futuro, transformar-se-á por certo em caudal, atendendo ao êxito da 1ª Edição.
O desafio de cidadania da Edilidade, merece certamente o despacho favorável do povo concelhio.
A verificada participação entusiasta e activa, de jovens e outras classes etárias, é o corolário da decisão política da CMM e seu escopo, portanto, socialmente louvável.
Como cidadão, nascido e criado na cercania da Fonte Dos Dous Amigos (Sec. XIX), e desde jovem ligado ao tecido cultural, fui sensibilizado pela Direcção do AURORA DA LIBERDADE para o projecto da Câmara Municipal. O seu executivo, pela voz do presidente (César Gavina), incitou-me para lançar um projecto que incidisse na reparação do Teatro de Bolso, mormente no que toca ao miolo e seus equipamentos – palco, chão (plateia e balcão), iluminação, paredes, acústica, sonorização, etc.
Como tal representasse uma velha necessidade sentida e não executada por falta de meios financeiros, decidi elaborar o projecto e submetê-lo á Edilidade.
Após trâmites processuais, defendi-o em reunião pública, tendo sido posteriormente, comunicado pela CMM que fora aceite, a exemplo de muitos outros…
Seguiu-se o escrutínio tramitado – votação dos cidadãos, com idade a partir dos 15 anos, desde que residentes no Concelho de Matosinhos; votação essa através de meios informáticos sob controlo da Autarquia.
No regulamento do processo constava, explicitamente, que apenas seriam contemplados os QUATRO projectos MAIS votados.
O resto já sabem: O Projecto que subscrevi mereceu o apoio generoso dos matosinhenses, sendo contemplado com o valor de 50 mil Euros.
A nossa Colectividade está de parabéns e foi o seu prestígio consabido que alavancou a saborosa vitória!
50 Anos depois, o Palco das nossas vidas Auroristas, renova-se – honrando todos os que pisaram as Tábuas Sagradas.
Agradeço a todos os que ajudaram – Auroristas, Dirigentes, Actrizes, Actores, Técnicos… e, sobretudo, aos Concidadãos anónimos por reconhecerem o AURORA, como um justo ex-libris cultural da Cidade e Concelho de Matosinhos.
A fechar, informo que acompanharei (como me compete) a implementação da obra constante do Projecto, que será funcionalmente gerida pela Direcção presidida por CÉSAR GAVINA.
VIVA O AURORA DA LIBERDADE!
João Lourival (Sócio Nº. 7)
Junte-se ao Aurora da Liberdade!
Se ainda não é sócio da ARAL, esta é a oportunidade ideal para se juntar a nós! Por apenas 12 euros por ano, terá acesso a descontos em eventos como o nosso festival de teatro amador e muitas outras atividades culturais. Para ser sócio, por favor, preencha o formulário aqui e não perca as nossas próximas visitas e eventos.
Continuem a seguir o nosso blog e as redes sociais Facebook e Instagram para ficarem a par de todas as novidades. Contamos convosco para futuras aventuras culturais!
0 comentários