Os formadores da ARAL

Por Tiago Andrade em

Maria Torres (1993, Matosinhos) terminou, em 2012, o curso Profissional de Interpretação na Academia Contemporânea doEspetáculo. Em 2015 concluiu a Licenciatura em Teatro – ramo Atores, pela Escola Superior de Teatro e Cinema, em Lisboa.
Em 2019, completou o Mestrado em Acting, com distinção, pela Guildford School of Acting.
Como criadora e intérprete já participou em diversos projetos de teatro, destacando:Talita, encenação de Rodrigo Santos (2012); As Criadas ou o que nos Tira tanto tempo são os preparativos, criação coletiva (2016); 27 Doses, direcção de Jean Paul Bucchieri (2015).
No cinema, integrou a curta-metragem Rosa de Miguel Salvador (2021).


Nuno Sá (1973, Matosinhos) iniciou o seu percurso teatral no final dos anos 80, pelas mãos de Alexandre Falcão, Seiva Trupe. Em permanente formação com participação em inúmeros Workshops. Curso Formação Teatral ACE -Teatro do Bolhão. Fundador integrante do Grupo Universitário de Teatro (UFP); Membro fundador do Grupo Asas de Poesia.
Ator na Oficina de Teatro Pé no Charco; Em 2017 funda o grupo de teatro TriActo. Várias participações em curtas metragens e series televisivas. Tem experiência em dobragens nas áreas de animação infantil e videojogos.
Licenciado em Ciências da Comunicação pela UFP. CAP em 2013. Define-se como um ator escritor.

Hélia Martins iniciou em 2007 o seu percurso teatral. Em 2009 integra, como atriz, o Grupo de Teatro Amador Pé no Charco, do qual seria encenadora em 2018.
Em 2018 começa a colaborar com a Betweien – Inovação na educação, na implementação de projetos educativos como atriz e contadora de histórias trabalhando em parceria com os cantores Filipe Pinto, Susana Félix, Fernando Daniel, Ana Bacalhau e Paulo Sousa.
Frequentou o curso de teatro do serviço Educativo da Academia Contemporânea do Espetáculo – Teatro Do Bolhão, tendo participado como atriz do teatro amador da ACE no espetáculo “A noite vai caindo”, texto e encenação de Pedro Fiúza. Participação em curtas-metragens: “O Jardim” de Bruno Moreira, “Ás vezes sou pessoa, ás vezes sou dinossauro”, de Rosana Soares, “Ruptura” de Gonçalo Santos, “Quem me bate à porta” de Afonso Marmelo, e mais recentemente “Fora de Jogo” de José Freitas.
Em 2020 é atriz no espetáculo Lorenzaccio, uma parceria entre o Teatro do Bolhão e o Teatro São João, com encenação de Rogério de Carvalho, e assistência de encenação de Pedro Fiúza, e o espetáculo “Cidade Muda”, produção do Teatro do Bolhão, texto e encenação de Pedro Fiúza. Em 2022, integra como atriz o espetáculo “Tanto Shakes por Nada”, da companhia TriActo, texto de Nuno Sá e encenação de Patrícia Queirós, companhia que integra desde 2017.
Frequenta o Mestrado em Artes Cénicas – Vertente Interpretação e Direção Artística, na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo.
Concluiu em 2023 o estágio profissional como assistente de encenação no espetáculo “Lear”, encenação de Bruno Martins, uma co-produção Teatro da Didascalia, Teatro do Bolhão, Teatro Dona Maria e Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão, no âmbito do programa Odisseia Nacional.

Contacte-nos

Através do formulário contacte-nos e saiba mais sobre as nossas oficinas de teatro.

    Nome*

    Email*

    Telefone

    Mensagem (opcional)


    1 comentário

    116º Aniversário da ARAL - ARAL - Associação Recreativa Aurora da Liberdade · Maio 10, 2022 às 19:10

    […] Lourival, a actriz Fernanda Bento e os actores e professores das oficinas de Teatro ARAL, Maria Torres e Nuno […]

    Deixe um comentário

    Avatar placeholder

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *